_edited.png)

IE Dom L eolino

O Instituto Educacional Dom Leolino e Irmã Cecília Luvizotto localizado na Avenida Comercial, lote 02, Residencial Morro da Cruz, São Sebastião – DF, foi inaugurado no dia 29 de julho de 2019, mantido através de Convênio entre entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, atendendo as necessidades da comunidade. A Instituição é filial do Lar Educandário Nossa Senhora Mont Serrat e foi criada em homenagem ao Dom Leolino Neto, dando continuidade ao seu propósito de ajudar ao próximo.
Atendendo 116 crianças com a faixa etária de 2 anos e 3 anos ou a completar até 31 de março a 5 anos completos ou a completar até 31 de março, em jornada de tempo integral de 10(dez) horas diárias (07:30 às 17:30), ajudando a comunidade carente, de risco e vulnerabilidade do Morro da Cruz, levando os princípios da educação infantil e acompanhamento das famílias das crianças atendidas desenvolvendo o Projeto Político Pedagógico em consonância com as Diretrizes Nacionais para Educação Infantil.
Como objetivo de propor atividades essenciais ao desenvolvimento pleno e harmonioso do estudante e com estratégias ou procedimentos didáticos que propiciam situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, que auxiliam o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, cognitivas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de estudantes felizes e saudáveis.
Os espaços e a rotina da creche são planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com várias linguagens. Os ambientes possuem mobiliários, brinquedos, livros e jogos pedagógicos diversificados e direcionados para cada faixa etária com monitoramento por câmeras trazendo segurança e conforto para as crianças e famílias.
As crianças atendidas são contempladas e encaminhadas pela Coordenação Regional de Ensino de São Sebastião que tem por responsabilidade esse procedimento levando em consideração às crianças de famílias em situação de risco social, nutricional e baixa renda, dando a elas oportunidade de educação e cuidados pedagógicos. Ficando a cargo da instituição apenas confirmar a matrícula através do sistema IEDUCAR.
Ofertamos desde 2019 atendimento com jornada de 10h/d ininterruptas, ou seja, atendimento nos períodos matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira, de acordo com o calendário escolar desenvolvido para as instituições parceiras, são disponibilizadas 05 refeições diárias seguindo cardápio elaborado por nutricionista que observa as necessidades nutricionais geral e individual de cada aluno. Sendo que, os alunos com restrições alimentares (seguindo laudo médico) têm direito à um cardápio especial elaborado a partir das recomendações do médico que o acompanha. E, claro, eles devem compartilhar o momento das refeições com todos os colegas.
Os alunos receberam de forma gratuita kit de uniforme (camisa, short, calça e casaco), kit higiene e agenda escolar. A cada 06 meses, ou quando se faz necessário, disponibilizados uniformes novos e adequados ao clima para os alunos.
A integração entre a família e escola, a criança e o educador são imprescindíveis para uma prática pedagógica consciente e significativa. Prática essa, que aborda as diferenças e o ritmo de cada estudante, contribuindo favoravelmente para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Para que essa parceria tenha êxito realizamos reuniões periódicas - um importante instrumento de aproximação entre a família do aluno e a escola, e é fundamental para que os pais se aprimorem como educadores dos filhos e compartilhem com os professores e outros pais, as dificuldades, desafios e soluções da educação.
Com avaliações contendo relatórios de observação e indicadores avaliativos, visando garantir a qualidade do trabalho por meio do acompanhamento e relatório individual.
A base teórico-metodológica do currículo está sustentada na Psicologia histórico-cultural e na Pedagogia histórico-crítica, onde a pedagogia histórico crítica postula que o ato educativo é marcado pela intencionalidade do professor, na medida em que ele é o responsável pela organização do ensino em sala de aula, tendo como objetivo garantir a apropriação do conhecimento sistematizado pelo estudante. Neste mesmo sentido, a psicologia histórico-cultural compreende que a aprendizagem dos conhecimentos escolares são fundamentais para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
Tais perspectivas representam o enfrentamento e a superação às pedagogias do aprender a aprender que encontram seus fundamentos no construtivismo e que apregoam que mais importante do que ensinar ou aprender é levar o estudante a encontrar caminhos para o aprender a aprender.
Os profissionais são contratados pelo convênio Lar Educandário Mont Serrat, segundo profissão e qualificação exigida nas Diretrizes Básicas e de acordo com as normas de consolidação das Leis do trabalho – CLT, Decreto Lei n°5.452 de 01 de maio de 1943, são:
A gestão pedagógica está sendo exercida pela Diretora Pedagógica Deusdete Barbosa de Brito juntamente com a Coordenadora Lúcia Helena que priorizam um trabalho pedagógico que valoriza a infância como etapa inicial do desenvolvimento humano, período de construção e constantes transformações, contribuindo assim, para o desenvolvimento pleno deste sujeito.
Contamos com as parcerias, do VEPEMA ( Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas) e do Sema(Ministério Público do Distrito Federal e Territórios MPDFT) com Milena Dias Gomes - Chefia do SEMA - São Sebastião desde o dia 21/janeiro/2020, que através do Projeto - Juntos nós podemos muito mais: trabalha em rede com a rede, buscando a rede parceira e dela extraindo projetos específicos que possam ser subsidiados com as prestações pecuniárias resultantes das conversões de fianças em acordos de suspensão condicional do processo, e agora, em acordos de não persecução penal.
Outra parceria é a do Mesa Brasil Sesc - um programa nacional de segurança alimentar e nutricional de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Pioneiro no Distrito Federal, tem como finalidade garantir o direito humano à alimentação. Para isso, busca doações onde sobram e as entregam onde falta, cooperando, dessa forma, para a redução da desigualdade social no país, numa perspectiva de inclusão social.
Parcerias que fortalecem o trabalho desenvolvido e ajudam a proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.
Constituída por uma população total de 98.908 habitantes, a Região Administrativa de São Sebastião (RA XIV), é uma região que detém alta concentração de pessoas de baixa renda, apresentando uma renda per capta média de R$ 985,00 (quatrocentos e oitenta e cinco reais). Dentre muitos problemas que a região enfrenta, como precariedade dos serviços de transportes públicos, de saúde e segurança públicas; o déficit da oferta de serviços de educação infantil, na modalidade creche em tempo integral, ainda se mantém em níveis altíssimos nesta localidade: do total de crianças de 0 a 4 anos, 85% estão fora da escola, por falta da oferta de vagas na rede pública de ensino.
.png)
Galeria da Unidade






















